Escolha uma Página

Sobre

Todas as pessoas têm direito à saúde e a importância do SUS [Sistema Único de Saúde] é inquestionável!

Mas, neste momento de pandemia, é de extrema importância nos articularmos para cuidar das pessoas que estão com sintomas de coronavírus sem atendimento médico, além de compartilharmos informações confiáveis sobre como prevenir e cuidar da população mais vulnerável ao coronavírus.

Desenvolvemos o projeto Agentes Populares de Saúde para apoiar comunidades de núcleos de educação popular da Uneafro Brasil. A proposta é que qualquer pessoa possa orientar seu território sobre como prevenir riscos de contágio, o que fazer para apoiar pessoas com sintomas e disseminar medidas de autocuidado.

Nesta página, você encontra diversas informações organizadas em uma cartilha de cuidados domésticos com quem tem sintomas de COVID-19, outra de protocolos e orientações para quem quer sem agente de saúde, e um guia para uso de EPIs (equipamentos de proteção individual). Em breve, publicaremos vídeos de profissionais de saúde e lideranças comunitárias, com explicações detalhadas de como ser agente popular de saúde e aplicar medidas de monitoramento e cuidados. Todo o conteúdo foi produzido por profissionais de saúde qualificados, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, e pela equipe da Uneafro Brasil.

Compartilhamos aqui o passo-a-passo de como apoiar sua comunidade, para ampliar as possibilidades de pessoas negras e periféricas enfrentarem a pandemia de COVID-19.